Atributos e Habilidades
Atributos são capacidades intrínsecas ao seu personagem, subconscientes, físicas ou inatas. Habilidades, por outro lado, são perícias e conhecimentos adquiridos através da experiência.
Tanto atributos quanto habilidades tem o limite no nível 5, normalmente. Atributos iniciam todos no nível 1, enquanto habilidades iniciam no nível 0.
O limite para aumentar níveis em qualquer atributo é a soma dos seus níveis nas habilidades relacionadas a ele + 1. O limite para aumentar o nível em qualquer habilidade é a soma dos níveis adquiridos (os iniciais não contam) nos atributos relevantes para aquela habilidade. Você pode encontrar uma lista dos atributos relacionados a cada habilidade mais abaixo neste tópico, após a descrição das habilidades.
Ex.: Para aumentar o seu atributo de Expressão para 4, a personagem precisa ter 4 na soma dos níveis relacionados: Rituais, História, Línguas, todas as habilidades do Aspecto da Alma, no mínimo. Ou seja, ela deve ter Línguas 4, ou História 2, Línguas 1 e Sedução 1, por exemplo.
Ex.: Para aumentar o seu nível de Estratégia para 3, a personagem precisa ter 3 pontos investidos nos seguintes atributos relacionados: Inteligência, Memória, Criatividade e Percepção, no mínimo. Ou seja, ela deve ter Inteligência 4, ou Inteligência 2, Memória 2 e Criatividade 2.
Tanto atributos quanto habilidades e especializações podem ser rolados a pedido de um narrador, às vezes em rolagens combinadas, a critério do narrador e dependendo da situação. Cada ponto em um atributo ou habilidade corresponde a 1d6.
Ex.: Se você tem Persuasão 3, você joga 3d6 em testes de Persuasão. Se você tem 2 de Força, você rola 2d6 em testes de Força.
Atributos
Aspecto da Mente
- Inteligência: Este atributo retrata a capacidade de raciocínio do seu personagem, a capacidade de resolver problemas através de um método racional e sistemático de pensamento interiorizado. Inteligência é um atributo que geralmente é rolado para determinar o sucesso do personagem em uma atividade que envolve raciocínio, e rolagens de Inteligência podem ser pedidas pelo jogador para ver se o personagem consegue pensar em formas de resolver um problema que o jogador não necessariamente consiga ver com clareza. Não é necessário rolar Inteligência para que o personagem consiga elaborar um plano ou concluir algo que o jogador já conseguiu por conta própria.
- Percepção: Este atributo reflete o quanto ele é capaz e abituado a observar e distinguir detalhes no ambiente a sua volta, se ele souber o que está procurando. Percepção é um atributo rolado geralmente para notar e diferenciar características ou mudanças no ambiente, que para muitos seriam sutis ou imperceptíveis. Um jogador pode causar uma rolagem de Percepção durante a sessão, que pode ou não ser combinada com uma habilidade relevante, para perceber detalhes específicos em algo.
- Determinação: Este atributo representa a capacidade do seu personagem de controlar os seus impulsos emocionais, ou usá-los ao seu favor. Interiorizada através da disciplina ou simplesmente sendo fruto de uma força de vontade interna fenomenal, rolagens de Determinação permitem que o personagem resista concentrado no seu propósito apesar de condições adversas, ignorando ou controlando os seus impulsos e instintos mais primais. Rolagens desse atributo também podem ser necessárias para conjurar certos feitiços que estão ligados à sua força de vontade ou estado emocional, e em situações especiais, a critério do narrador.
- Memória: Este atributo reflete a capacidade do seu personagem de se recordar de fatos e detalhes da experiência dele no passado. Assim como Inteligência, rolagens de Memória podem ser causadas por ações do personagem ou pedidas pelo narrador para tentar se recordar de algo que ele tenha experimentado, mas que o próprio jogador não se lembra ou não estava presente, para que o narrador forneça informações ou dicas baseadas nesses critérios, para ajudá-lo. Não é necessário rolar dados de Memória para cada fato que o personagem for tentar lembrar, mesmo se o jogador já se lembrar do que ele está tentando se lembrar, a não ser em casos excepcionais (como perda total ou parcial de memória). Normalmente, o jogador pode simplesmente agir como se o seu personagem já se lembrasse dessas informações, se o jogador quiser.
Aspecto do Corpo
- Força: Este atributo representa a força física do seu personagem, para os padrões da raça dele. Sua Força determina a sua capacidade de mover objetos pesados e o impacto dos seus golpes, aumentando o limite do que um ser da sua raça é capaz de realizar através da força bruta. Rolagens de Força são necessárias para algumas ações específicas dentro de combate, mas também fora dele, a critério do narrador. A estatística de Potencial de Força dos Golpes (PFG) também é calculada com base no seu nível de Força e na sua raça e tamanho.
- Destreza: Este atributo retrata a precisão de movimentos e aptidão no uso dos membros do seu personagem. Embora algumas habilidades tenham uma utilidade similar à destreza, a diferença reside principalmente no fato de que Destreza representa as capacidades intuitivas do seu personagem de realizar essas ações, não na técnica. Essa interiorização geralmente é fruto do treinamento constante e da prática, até que esses movimentos se tornam quase instintivos. Rolagens de Destreza são exigidas para algumas ações dentro de combate, mas também fora dele, a critério do narrador.
- Vigor: Este atributo reflete a resistência corporal e tenacidade do seu personagem, assim como a sua capacidade de suportar efeitos extenuantes e debilitantes sobre o seu corpo. Seu nível em Vigor é essencial para calcular as estatísticas de Pontos Vitais e de Stamina do seu personagem. Rolagens de vigor são pedidas pelo narrador para ver quão bem o seu corpo lida com envenenamento, com doenças, com ferimentos graves ou com a exaustão.
- Reflexos: Este atributo representa quão ágeis e eficazes são os reflexos do seu personagem. Rolagens de reflexos geralmente são pedidas pelo narrador para determinar como um personagem lida com ser surpreendido por um golpe ou movimento, e pode ser fundamental durante o combate.
Aspecto da Alma
- Presença: Este atributo reflete a capacidade do seu personagem de chamar atenção, seja através do seu tamanho, características físicas, voz, personalidade, ou o que seja. Este atributo pode ter bonificações ou reduções dependendo do ambiente (um demônio em sua forma natural obviamente vai chamar muito mais atenção que um humano em uma cidade humana, mesmo que não seja particularmente carismático ou imponente para os padrões da sua raça). Este atributo pode ser rolado para uma miríade de ações, mas um dos usos mais comuns é para passar uma imagem e chamar a atenção de uma audiência durante um discurso ou outra ocasião social, nesse caso rolado junto com as habilidades utilizadas relevantes.
- Expressão: Este atributo retrata a capacidade interna do seu personagem de se comunicar e expressar as suas ideias e sentimentos com clareza. Embora algumas formas notórias de expressão tenham habilidades dedicadas a isso, o atributo Expressão geralmente reflete capacidades mais básicas e pessoais de se expressar através de uma linguagem e ser compreendido. Personagens gagos ou de raciocínio confuso podem ter reduções em Expressão, por exemplo, mas não necessariamente nas habilidades relacionadas.
- Charme: Este atributo representa a capacidade do seu personagem de parecer atraente aos demais, seja por ter uma aparência que se adequa ou revoluciona os padrões de beleza do seu meio, seja por ter uma personalidade cativante para a maioria dos que gozam da sua presença. Rolagens de Charme geralmente são pedidas pelo narrador em situações onde a imagem ou a sua personalidade pode ter um efeito nos indivíduos envolvidos em uma situação, mas frequentemente também podem ser feitas como consequência da ação voluntária de um jogador, principalmente combinadas a Sedução, Socialização e Persuasão.
- Criatividade: Este atributo representa a inventividade do seu personagem, a sua capacidade de criar propostas e soluções incovencionais para lidar com qualquer tipo de desafio. Assim como Inteligência e Memória, o atributo de Criatividade pode ser utilizado através de rolagens para que o narrador ofereça dicas de soluções para problemas, como se fossem pensamentos ou ideias do próprio personagem. Enquanto Inteligência se concentra sobre a análise e proposição de formas racionais de lidar com aquele problema, e Memória te oferece ajuda com base em se recordar de detalhes que o seu personagem já vivenciou, mesmo que o jogador não consiga se recordar bem, rolagens de Criatividade oferecem ao seu personagem a possibilidade de chegar a invenções e soluções criativas e inusitadas para lidar com um problema, mesmo que fuja ao senso comum. Rolagens de Criatividade também podem ser pedidas combinadas a outras habilidades em tentativas de realizar uma invenção ou descoberta, ou de resolver problemas cotidianos de uma forma não convencional.
Habilidades
Aspecto da Mente
- Estratégia: Esta habilidade representa o seu conhecimento sobre estratégias militares no comando de exércitos, assim como a sua habilidade em executá-las e identificá-las. Atributos Relacionados: Inteligência, Memória, Percepção e Criatividade.
- Magia: Esta habilidade representa o seu conhecimento sobre as diferentes formas de magia e os seus usos, assim como a habilidade de usá-las na prática. As especializações de Magia retratam diferentes escolas de magia, e permitem que seu personagem saiba sobre e saiba executar certos feitiços mais especializados. Atributos Relacionados: Inteligência, Memória, Percepção, Determinação e Criatividade.
- Ofício: Uma habilidade que abarca todas as habilidades e conhecimentos mais específicos de várias profissões, geralmente envolvendo trabalho manual especializado. Cada especialização de Ofício retrata uma profissão diferente. Atributos Relacionados: Depende do Ofício. Consulte o Sistema de Ofícios e Línguas.
- Ciência: Enquanto Magia reflete a sua compreensão de fenômenos mágicos, Ciência reflete a sua compreensão do resto do mundo natural. Naturalmente, as ciências são muitas, e algumas são retratadas em outras habilidades próprias. As especializações de Ciência retratam as outras áreas de conhecimento na qual um personagem pode se especializar. Atributos Relacionados: Depende da Especialização almejada. Consulte o Narrador.
- Geografia: Esta habilidade não te permite apenas saber melhor sobre as características geográficas de zonas específicas, mas dá acesso a vários conhecimentos que ajudam o personagem a se localizar, localizar outras pessoas ou mesmo a identificar certas características em um terreno. Mesmo o conhecimento sobre o terreno e a região por indivíduos não educados são considerados Geografia. As especializações de Geografia refletem o conhecimento específico sobre diferentes regiões, as formas de analisar o terreno ou a criação e uso de ferramentas que ajudem na localização ou na análise de terrenos. Atributos Relacionados: Inteligência, Memória, Percepção e Destreza.
- Rituais: Esta habilidade genérica serve para retratar um conhecimento mais especializado sobre rituais, que podem ter efeitos mágicos ou não. Alguns rituais foram deixados pelos deuses para os seus seguidores. Enquanto alguns tem utilidade principalmente simbólica e social, essenciais na vida de uma comunidade, outros produzem efeitos mágicos, utilizando diferentes fontes de poder. Existem também múltiplas formas de magia e conjuração que usam rituais, inclusive algumas artes mágicas que são consideradas ocultismo e mal-vistas em muitos lugares, como necromancia e evocação de demônios. Todos esses tipos de conhecimento e habilidades podem ser considerados especializações de Rituais. Atributos Relacionados: Inteligência, Determinação, Memória, Percepção, Destreza, Expressão e Presença.
- Administração: Esta habilidade engloba o conhecimento do seu personagem sobre administração governamental ou de negócios particulares, assim como a sua experiência no gerenciamento dessas empresas. Cada especialização de Administração retrata um tipo de atividade na administração pública ou privada, na qual o personagem pode ser especializado. Atributos Relacionados: Inteligência, Percepção, Presença, Expressão, Charme e Criatividade.
- História: Esta habilidade retrata o conhecimento do seu personagem sobre a história, as tradições e o passado de um ou mais povos. Cada especialização geralmente reflete o seu conhecimento sobre a história de um povo específico, ou de um aspecto da história de um povo. Atributos Relacionados: Inteligência, Memória, Percepção e Expressão.
- Línguas: Esta habilidade mostra quantas línguas o seu personagem conhece, mesmo que superficialmente. Esta habilidade funciona de forma parecida com Ofício, já que cada especialização pode ter seus próprios níveis internos. É possível aumentar o seu nível de proeficiência em cada língua gastando xp na criação do personagem. Todo personagem começa fluente na sua língua mãe mesmo sem investir nenhuma xp nessa habilidade ou no nível de fluência em uma língua. Atributos Relacionados: Inteligência, Memória, Determinação, Percepção, Expressão, Criatividade e Presença.
Aspecto do Corpo
- Atletismo: Esta habilidade reflete o treinamento do seu personagem em atividades relacionadas ao condicionamento físico. Esta habilidade pode ser rolada tanto dentro de combate quanto fora, para qualquer ação que exija prática em condicionamento físico. As especialidades de Atletismo retratam formas especiais de treinamento, assim como diferentes funções e habilidades para as quais você pode treinar o seu corpo a se acostumar. Atributos Relacionados: Determinação, Força, Destreza e Vigor.
- Agilidade: Esta habilidade reflete o treinamento que o seu personagem possui em realizar movimentos ágeis e precisos com o corpo, e pode ser associada a uma forma de dança ou arte marcial também. As especializações desta habilidade podem envolver diferentes conjuntos de acrobacias ou uma modalidade de treinamento específica que se concentra sobre essas capacidades, podendo ter utilidade inclusive em combate, para esquiva e diferentes tipos de golpes. Atributos Relacionados: Percepção, Destreza, Reflexos, Charme e Vigor.
- Briga: Esta habilidade retrata o treinamento que o seu personagem tem em lutar com nada além do seu próprio corpo. Existem várias modalidades de luta desarmada no mundo inteiro, e a possibilidade de criar novas modalidades. Todas elas são possíveis especializações para esta habilidade. Atributos Relacionados: Determinação, Força, Destreza, Reflexos e Vigor.
- Condução: Esta habilidade representa o treinamento do seu personagem na montaria de diferentes tipos de animais de montaria, assim como a sua habilidade em realizar manobras de montaria e em lutar montado. Ela também pode representar a habilidade do seu personagem em conduzir certos tipos de veículos. Para criaturas fisicamente incapazes de montar a maioria dos animais, como os centauros, esta habilidade ainda é útil para realizar manobras de combate similares às de cavalaria. As especializações desta habilidade tratam dos diferentes tipos de criaturas de montaria nas quais o personagem pode se especializar, assim como diferentes tipos de manobras que ele tem treinamento para realizar. O mesmo vale para veículos. Geralmente é necessário ter especialização na montaria ou veículo utilizado para utilizá-lo apropriadamente. Atributos Relacionados*: Determinação, Presença, Destreza, Reflexos e Vigor.
*Os atributos relacionados podem ser levemente diferentes se esta habilidade não for usada para conduzir animais ou monstros. Consulte um narrador se for o caso. - Precisão: Esta habilidade retrata o treinamento do seu personagem em mirar e acertar alvos a distância com projéteis, assim como o seu treinamento no uso de diferentes tipos de armas capazes de atirar projéteis a distância, como arcos, bestas e lanças de arremesso. As especializações de Precisão retratam as armas ou estilos de combate nas quais você se especializa nessas áreas. Geralmente é necessário ter especialização em uma arma para poder usá-la apropriadamente em combate. Atributos Relacionados: Percepção, Destreza, Reflexos, Força e Vigor.
- Furto: Esta habilidade reflete o treinamento do seu personagem em surrupiar objetos discretamente, sem ser notado, em vários tipos de circunstâncias. Além disso, ela também pode refletir a sua experiência em destrancar fechaduras e outras habilidades manuais comuns ao ofício de um ladrão. As especializações dessa habilidade retratam exatamente as habilidades manuais nas quais um ladrão pode se especializar. Atributos Relacionados: Inteligência, Percepção, Destreza, Reflexos e Criatividade.
- Furtividade: Esta habilidade retrata a capacidade do seu personagem de ser discreto, se misturar ao meio, se disfarçar, não chamar atenção ou fazer barulho, assim como disfarçar outras pessoas e objetos rente ao seu corpo. As especializações desta habilidade retratam exatamente às várias formas de disfarce e subterfúgio na qual um personagem pode se especializar para ajudá-lo a não ser notado. Atributos Relacionados: Inteligência, Percepção, Determinação, Destreza, Reflexos e Criatividade.
- Sobrevivência: Esta habilidade retrata as várias habilidades primárias que o seu personagem pode ter desenvolvido para sobreviver em uma ou várias regiões selvagens e hostis. As especializações desta habilidade podem incluir a fabricação de ferramentas improvisadas para auxiliar nas suas chances de sobrevivência, como armadilhas e armas improvisadas, assim como em técnicas básicas para encontrar meios de subsistência em regiões incivilizadas, e preservá-los e utilizá-los com eficiência. Atributos Relacionados: Inteligência, Percepção, Determinação, Força, Destreza, Vigor, Reflexos e Criatividade.
- Armas: Esta habilidade representa o conhecimento, treinamento e domínio do seu personagem sobre o uso de diferentes tipos de armas em combate corpo-a-corpo, assim como diferentes objetos que podem ser utilizados como armas. Essa habilidade frequentemente é rolada em combate se o seu personagem estiver usando armas corpo-a-corpo, e as suas especializações retratam os diferentes tipos de armas e as diferentes técnicas de como usar essas armas nas quais seu personagem é especializado. Atributos Relacionados: Percepção, Força, Destreza, Vigor, Reflexos e Criatividade.
Aspecto da Alma
- Afinidade Animal: Esta habilidade reflete a capacidade do seu personagem de criar uma ligação com outros animais, domesticá-los, treiná-los e transformá-los em animais de companhia. As especializações desta habilidade se concentram sobre o trato de diferentes tipos de animais, e para que tipo de atividade complexa seu personagem é habituado a treinar os animais a fazerem. Atributos Relacionados: Percepção, Determinação, Presença, Expressão e Charme.
- Empatia: Esta habilidade representa a capacidade do seu personagem de compreender a forma como outros indivíduos se sentem e pensam, de enxergar uma conexão com eles e conseguir se colocar no lugar deles. Essa habilidade pode ser utilizada de múltiplas formas, desde aumentar as suas chances de criar uma imagem positiva e mudar a opinião de completos estranhos sobre você, enxergando e apelando para as questões mais próximas dos seus corações e realidades, até entender o que uma pessoa está sentindo a partir da sua linguagem corporal. Todas as áreas relacionadas a essas questões podem ser especializações de Empatia. Atributos Relacionados: Inteligência, Percepção, Expressão e Charme.
- Artes: Esta habilidade representa a maestria do seu personagem em uma ou várias formas de expressão artística. As especializações de Artes são as várias formas de expressão artística que existem nas culturas de Guilenor, e as suas subdivisões e estilos específicos, além das que podem ser criadas. Atributos Relacionados: Criatividade, Expressão, Presença, Charme, Destreza, Percepção e Determinação.
- Intimidação: Esta habilidade retrata a experiência do seu personagem em causar medo em outros indivíduos para convencê-los a fazer aquilo que você deseja que eles façam. Existem múltiplas formas e táticas de causar medo em um alvo, e as especializações de Intimidação refletem todas essas formas. Atributos Relacionados: Presença, Expressão, Determinação, Força, Vigor, Percepção, Inteligência e Criatividade.
- Persuasão: Esta habilidade retrata a prática e conhecimento que o seu personagem tem em usar palavras, argumentos e táticas de persuasão bem-posicionadas para convencer outros indivíduos a fazer o que você quer que eles façam. As especializações de Persuasão geralmente envolvem diferentes técnicas retóricas para convencer seu alvo a seguir determinado curso de ação e decisão. Atributos Relacionados: Expressão, Charme, Inteligência, Percepção e Criatividade.
- Socialização: Enquanto Persuasão se especializa em técnicas de convencimento em conversas privadas e com poucas pessoas envolvidas, Socialização se concentra sobre a forma do seu personagem de se portar em eventos sociais, interagindo com múltiplas pessoas, e a sua capacidade de passar uma imagem ou impressão específica a esse público. Especializações de Socialização geralmente são relacionadas a diferentes formas de etiqueta, e a diferentes formas de interagir com tipos específicos de público, como discursos ou festas, por exemplo. Atributos Relacionados: Expressão, Charme, Presença, Inteligência, Percepção, Memória e Criatividade.
- Conhecimento das Ruas: Esta habilidade reflete o conhecimento do seu personagem sobre o que está sendo dito nas ruas ou no "submundo", nos setores menos respeitáveis da sociedade de um lugar específico. Ela também reflete o conhecimento e experiência do seu personagem sobre como funcionam as interações e a realidade desse submundo, assim como as pessoas-chave e organizações clandestinas que ele conhece que operam nesses espaços. As especializações nesta habilidade refletem justamente o conhecimento sobre diferentes "submundos" e ramos de atividade criminosa ou pouco respeitáveis de diferentes cidades ou lugares. Atributos Relacionados: Inteligência, Percepção, Memória, Presença, Expressão e Charme.
- Manipulação: Esta habilidade retrata a experiência e maestria do seu personagem em mentir, ocultar suas emoções e manipular as emoções e pensamentos de um alvo para que ele acredite em algo ou tome uma decisão específica. Embora seja similar a Persuasão, Sedução, Empatia e Socialização em alguns casos, Manipulação sempre será pedida pelo narrador quando o personagem estiver tentando mascarar ou esconder algo em uma interação social que poderia ficar aparente através de alguns sinais em pessoas que não são habituadas ou treinadas para mentir ou atuar em um determinado papel não espontâneo. As especializações desta habilidade sempre retratam diferentes táticas de manipulação ou ocultação sociais. Atributos Relacionados: Inteligência, Percepção, Expressão, Charme e Criatividade.
- Sedução: Esta habilidade reflete a capacidade do seu personagem em atiçar e atrair o interesse romântico ou sensual de um ou mais alvos em uma interação social. Embora obviamente existam limites de quanto você é capaz de atrair o interesse de qualquer um, dependendo das suas preferências ou limitações internas, quando essa habilidade funcionar, ela pode aumentar significativamente as suas chances de convencer um alvo a seguir determinado curso de ação. As especializações de Sedução refletem não apenas as diferentes táticas que podem ser utilizadas para seduzir e manter o interesse de um alvo, como também as diferentes formas de manipulação e convencimento que podem ser usadas como consequência de uma tentativa de sedução bem-sucedida. Atributos Relacionados: Inteligência, Percepção, Destreza, Vigor, Presença, Expressão, Charme.