Reinos de Guilenor

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Fórum da mesa Reinos de Guilenor, uma mesa de RPG no universo de Guilenor.


    Estatísticas, Movimento e Ações

    Lucas
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    Mensagem por Lucas Dom Jul 22, 2018 4:09 pm

    Estatísticas


    O sistema de combate desta mesa é baseado principalmente em rolagens opostas de atributos, habilidades e especializações, onde o maior resultado geralmente prevalece. Para algumas situações, no entanto, especialmente quando envolve combate ou movimentação em um lapso curto de tempo (como em um combate, ou em uma fuga), certas características da sua personagem se tornam mais relevantes que atributos ou habilidades. Nós as chamamos de estatísticas, e elas podem ser afetadas por uma variedade de fatores:


    1. Pontos Vitais: Representam a capacidade do seu corpo de sustentar ferimentos e outras condições que prejudiquem a sua saúde física. Após se rolarem dados para ver quem acerta um golpe em um combate, se calcula a força do golpe, se decide quanto dano é absorvido pela armadura, e quanto é reduzido diretamente dos pontos vitais da personagem. Ferimentos, veneno, queimaduras e outros modificadores temporários podem afetar estatísticas, seus atributos ou as suas habilidades, inclusive diminuir os seus pontos vitais. Quando eles atingem 0, sua personagem é nocauteada ou morre.

    2. Stamina: Representa o seu fôlego, a sua capacidade de sustentar esforço físico antes de ficar exausto. Atividades como nadar, correr por muito tempo, sustentar uma troca de golpes rápida e intensa drenam a sua Stamina, em uma certa quantidade de pontos que geralmente variam de 1 a 4 por ação. A sua Stamina pode ser recuperada durante um combate desperdiçando algumas ações para tomar fôlego ou ficar em postura defensiva. Quando ela atinge 0, a sua personagem perde a capacidade de sustentar atividades extenuantes e pode desmaiar de exaustão.

    3. Peso Carregado: Todos os seus equipamentos e os objetos que você carrega com a sua personagem tem um peso associado. O peso total que a sua personagem carrega pode afetar a sua capacidade de se mover rapidamente (dentro ou fora de combate), pode afetar quão rápido certas atividades extenuantes consomem a sua Stamina, e em casos extremos pode até mesmo impedir você de fazer certas acrobacias, manobras ou movimentos com sucesso, causando até mesmo acidentes.

    4. Movimento: O cálculo de quanto que a sua personagem consegue se mover normalmente por turno (em uma situação de tempo cronometrado) caminhando, correndo, marchando, saltando ou nadando, levando em consideração o peso que ela está carregando, é mostrado aqui, para facilitar a consulta durante as sessões.

    5. Modificadores: Para facilitar a consulta durante combates e sessões de todo tipo, todos os modificadores temporários que estejam agindo sobre a personagem são mostrados aqui, desde cansaço, calor, frio, doenças, etc. Os efeitos dos modificadores sempre são especificados logo abaixo da sua descrição, e estão sempre a critério do narrador.



    Cálculo das Estatísticas


    Pontos Vitais: Vigor x 100 + (Força + Atletismo) x 10

    Stamina: (Vigor + Atletismo) x 4

    Peso Carregado: O peso de cada peça equipada ou no inventário pode ser encontrado no sistema de equipamentos (ou consultando um narrador, quando o item não se encontra na tabela). Coloque aqui a soma do peso de todas elas, separando quanto peso você está carregando no corpo e no inventário. Dependendo do tamanho da sua personagem, diferentes quantidades de peso em kg são encaixadas em diferentes Faixas de Peso, que podem ser encontradas no sistema de equipamentos em uma lista. Liste aqui também a Faixa de Peso na qual a sua personagem se encontra, já que é a Faixa de Peso que determina os efeitos que a sua personagem sofrerá por estar carregando excesso de peso.

    Movimento: Velocidade Normal da Raça x Condicionamento Físico - Penalidade da Faixa de Peso = número de quantos metros uma raça consegue se movimentar por ação.

    Cada tipo de movimento tem uma velocidade normal da raça diferente (todas listadas no sistema de raciais), e certas circunstâncias ditadas pelo narrador podem afetar nesse número também. Condicionamento Físico = [(Atletismo + Agilidade) / 10] + 1. Sempre que a distância de um movimento terminar em um valor inexato na grade de movimentos da mesa, ele é arredondado para baixo para simplificar a medição.

    Modificadores: Modificadores não são calculados pelo jogador, e sim criados pelo narrador e devem ser copiados nesta seção como lembrete de que tipo de modificadores estão afetando a sua personagem no momento. Geralmente temporários, os modificadores continuam a afetar a personagem da forma descrita no seu texto explicativo até o narrador removê-lo.


    Última edição por Lucas em Qui Ago 27, 2020 10:50 am, editado 16 vez(es)
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    Estatísticas, Movimento e Ações Empty Re: Estatísticas, Movimento e Ações

    Mensagem por Lucas Dom Jul 22, 2018 4:10 pm

    Ações Primárias e Secundárias

    Ações Primárias são ações que exigem muita concentração ou levam uma quantidade considerável de tempo, e não podem ser realizadas com facilidade enquanto se concentra em outra coisa.

    Ações Secundárias são ações rápidas ou que exigem pouco esforço ou concentração, que podem ser feitas em pequenos intervalos ou enquanto se faz outra coisa. Você pode gastar a sua Ação Primária para fazer uma Ação Secundária extra.

    Caminhar, nadar ou voar na velocidade normal para a sua raça geralmente gasta todas as suas Ações Secundárias naquele turno. Correr, voar ou nadar rápido geralmente gasta todas as suas ações primárias e secundárias naquele turno.

    Posturas podem ser escolhidas no fim das suas ações em uma rodada, e podem ter uma grande variedade de efeitos enquanto você mantiver aquela postura nos turnos seguintes.

    Efeitos que debilitam movimentação, como atordoamento, irão consumir Ações/Movimentações suas.

    O padrão é que a cada turno o personagem tenha 1 ação primária e 1 ação secundária a sua disposição. Se você correr por um turno e atacar no próximo, este ataque conta como Ataque de Carga, cujas características são explicadas no Sistema de Combate.

    Ações Extras

    Se a sua personagem tiver a habilidade Agilidade alta, ela consegue executar várias tarefas manuais num espaço menor de tempo. Embora Agilidade seja a habilidade mais relevante para habilidades manuais, você pode tentar fazer rolagens de outras habilidades ou atributos, a critério do narrador, para poder ter direito ou não a ações extras naquele turno. A escolha do atributo ou habilidade deve estar relacionada ao que se deseja fazer. Abaixo uma tabela genérica de qual é o limite de ações que você pode fazer dependendo da sua habilidade. Rolagens combinadas podem ser pedidas pelo narrador para ações extras, e no caso de ataques múltiplos, o potencial de dano de cada ataque geralmente será reduzido (25% por ação extra usada para um ataque). Executar ações múltiplas que sejam cansativas geralmente esgotarão a sua Stamina mais rápido, e se a sua Stamina estiver baixa, você perde a possibilidade de conseguir ações extras.

    Tabela de Movimentação:

    Habilidade/Atributo 0 = 1 Ação Primária e 1 Secundária
    Habilidade/Atributo 1 = 1 Ação Primária e 2 Secundárias
    Habilidade/Atributo 2 = 1 Ação Primária e 3 Secundárias
    Habilidade/Atributo 3 = 2 Ação Primária e 3 Secundárias
    Habilidade/Atributo 4 = 2 Ações Primárias e 4 Secundárias
    Habilidade/Atributo 5 = 3 Ações Primárias e 4 Secundárias

    Obs.: Quantas ações extras você tem acesso pode ser reduzido pela sua faixa de peso atual.


    Última edição por Lucas em Qui Jul 30, 2020 10:05 am, editado 2 vez(es)
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    Estatísticas, Movimento e Ações Empty Re: Estatísticas, Movimento e Ações

    Mensagem por Lucas Qui Jul 30, 2020 10:01 am

    Faixas de Peso

    A soma do peso carregado no inventário, em bolsas ou recipientes similares (enquanto a personagem estiver os carregando), e dos itens equipados, rente ao corpo da personagem, é o peso carregado pela personagem. Este número é encaixado em faixas de peso, que ditam quais penalidades devem ser impostas ao portador por carregar peso demais, dependendo de alguns fatores que influenciam nisso.

    Para calcular como a força física da personagem afeta quanto peso ela consegue carregar normalmente, se usa um Índice de Força Física (IFF), que é calculado da seguinte forma: 1 + (Força + Atletismo / 10).

    A lista abaixo descreve as faixas de peso normais para humanos adultos de peso corporal comum. Para personagens de outras raças com peso corporal comum maior ou menor, se multiplica todos os pesos mínimos e máximos de cada faixa de peso por quantas vezes o peso corporal comum da raça é maior ou menor do que o de um humano adulto comum, usando o peso máximo do peso corporal comum humano como referência (80 kg).

    Ex: Meu personagem chthoniano tem 320 kg de peso corporal. 320kg é 4 vezes mais do que o peso comum de um humano adulto (80 kg). Portanto, todos os pesos mínimos e máximos para as faixas de peso também são multiplicados por 4. Logo, minha Faixa de Peso é 0 se eu estiver carregando entre 0 x IFF kg e 40 x IFF kg. A minha Faixa de Peso é 1 se eu estiver carregando entre 40 x IFF kg e 80 x IFF kg, e por aí vai.


    Faixa de Peso 0 (0-10 kg x IFF):

    Penalidade: Nenhuma.


    Faixa de Peso 1 (10-20 kg x IFF):

    Penalidade: Toda ação que consome stamina custa +1 ponto de stamina, +2 para esforço físico nadando. Sua taxa de movimento normal cai em 1,5 m e você perde uma ação primária extra disponível, ou duas ações secundárias extras, caso sejam ações de movimento.


    Faixa de Peso 2 (20-30 kg x IFF):

    Penalidade: Toda ação que consome stamina custa +2 pontos de stamina, +3 para esforço físico nadando. Sua taxa de movimento normal cai em 3 m e você perde duas ações primárias extras disponíveis, ou quatro ações secundárias extras, caso sejam ações de movimento.


    Faixa de Peso 3 (30-40 kg x IFF):

    Penalidade: Toda ação que consome stamina custa +3 pontos de stamina, +4 para esforço físico nadando. Sua taxa de movimento normal cai em 4,5 m e você perde três ações primárias extras disponíveis, ou seis ações secundárias extras, caso sejam ações de movimento. Certas ações envolvendo movimento e esforço físico recebem penalidades na rolagem, a critério do narrador, de acordo com a situação.


    Faixa de Peso 4 (40-~ kg x IFF):

    Penalidade: O custo de toda ação que consome stamina será determinado pelo seu sucesso em rolagens combinadas de Força e Atletismo. Sua taxa de movimento normal cai em 6 m e você perde qualquer ação extra disponível, se envolver movimento. Certas ações envolvendo movimento e esforço físico recebem penalidades na rolagem ou se tornam fracassos garantidos, a critério do narrador, de acordo com a situação.

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