Estatísticas
O sistema de combate desta mesa é baseado principalmente em rolagens opostas de atributos, habilidades e especializações, onde o maior resultado geralmente prevalece. Para algumas situações, no entanto, especialmente quando envolve combate ou movimentação em um lapso curto de tempo (como em um combate, ou em uma fuga), certas características da sua personagem se tornam mais relevantes que atributos ou habilidades. Nós as chamamos de estatísticas, e elas podem ser afetadas por uma variedade de fatores:
- Pontos Vitais: Representam a capacidade do seu corpo de sustentar ferimentos e outras condições que prejudiquem a sua saúde física. Após se rolarem dados para ver quem acerta um golpe em um combate, se calcula a força do golpe, se decide quanto dano é absorvido pela armadura, e quanto é reduzido diretamente dos pontos vitais da personagem. Ferimentos, veneno, queimaduras e outros modificadores temporários podem afetar estatísticas, seus atributos ou as suas habilidades, inclusive diminuir os seus pontos vitais. Quando eles atingem 0, sua personagem é nocauteada ou morre.
- Stamina: Representa o seu fôlego, a sua capacidade de sustentar esforço físico antes de ficar exausto. Atividades como nadar, correr por muito tempo, sustentar uma troca de golpes rápida e intensa drenam a sua Stamina, em uma certa quantidade de pontos que geralmente variam de 1 a 4 por ação. A sua Stamina pode ser recuperada durante um combate desperdiçando algumas ações para tomar fôlego ou ficar em postura defensiva. Quando ela atinge 0, a sua personagem perde a capacidade de sustentar atividades extenuantes e pode desmaiar de exaustão.
- Peso Carregado: Todos os seus equipamentos e os objetos que você carrega com a sua personagem tem um peso associado. O peso total que a sua personagem carrega pode afetar a sua capacidade de se mover rapidamente (dentro ou fora de combate), pode afetar quão rápido certas atividades extenuantes consomem a sua Stamina, e em casos extremos pode até mesmo impedir você de fazer certas acrobacias, manobras ou movimentos com sucesso, causando até mesmo acidentes.
- Movimento: O cálculo de quanto que a sua personagem consegue se mover normalmente por turno (em uma situação de tempo cronometrado) caminhando, correndo, marchando, saltando ou nadando, levando em consideração o peso que ela está carregando, é mostrado aqui, para facilitar a consulta durante as sessões.
- Modificadores: Para facilitar a consulta durante combates e sessões de todo tipo, todos os modificadores temporários que estejam agindo sobre a personagem são mostrados aqui, desde cansaço, calor, frio, doenças, etc. Os efeitos dos modificadores sempre são especificados logo abaixo da sua descrição, e estão sempre a critério do narrador.
Cálculo das Estatísticas
Pontos Vitais: Vigor x 100 + (Força + Atletismo) x 10
Stamina: (Vigor + Atletismo) x 4
Peso Carregado: O peso de cada peça equipada ou no inventário pode ser encontrado no sistema de equipamentos (ou consultando um narrador, quando o item não se encontra na tabela). Coloque aqui a soma do peso de todas elas, separando quanto peso você está carregando no corpo e no inventário. Dependendo do tamanho da sua personagem, diferentes quantidades de peso em kg são encaixadas em diferentes Faixas de Peso, que podem ser encontradas no sistema de equipamentos em uma lista. Liste aqui também a Faixa de Peso na qual a sua personagem se encontra, já que é a Faixa de Peso que determina os efeitos que a sua personagem sofrerá por estar carregando excesso de peso.
Movimento: Velocidade Normal da Raça x Condicionamento Físico - Penalidade da Faixa de Peso = número de quantos metros uma raça consegue se movimentar por ação.
Cada tipo de movimento tem uma velocidade normal da raça diferente (todas listadas no sistema de raciais), e certas circunstâncias ditadas pelo narrador podem afetar nesse número também. Condicionamento Físico = [(Atletismo + Agilidade) / 10] + 1. Sempre que a distância de um movimento terminar em um valor inexato na grade de movimentos da mesa, ele é arredondado para baixo para simplificar a medição.
Modificadores: Modificadores não são calculados pelo jogador, e sim criados pelo narrador e devem ser copiados nesta seção como lembrete de que tipo de modificadores estão afetando a sua personagem no momento. Geralmente temporários, os modificadores continuam a afetar a personagem da forma descrita no seu texto explicativo até o narrador removê-lo.
Última edição por Lucas em Qui Ago 27, 2020 10:50 am, editado 16 vez(es)